top of page
INÍCIO

Dermatologia Clínica

resskin_acne

ACNE

Doença frequente na adolescência, podendo também acometer mulheres na fase adulta. Sua principal característica é a presença de cravos e espinhas na face, podendo também ocorrer no tronco. Ocorre pelo processo inflamatório que acomete o folículo do pelo e a glândula sebácea. Deve ser tratada precocemente, pois além de afetar a auto estima, deixa cicatrizes. Existem diversas opções de tratamentos tópicos, sistêmicos e até procedimentos como peelings e luz pulsada. 

resskin_dermatiteseborreia.jpeg

DERMATITE SEBORRÉIA

Inflamação na pele caracteriza por descamação e vermelhidão em algumas áreas da face como sobrancelhas, canto do nariz, orelhas, couro cabeludo. É uma doença crônica, que não tem cura, mas tem controle, apresenta períodos de melhora e piora. Geralmente pioram no frio e com o estresse. O tratamento é fundamental para o controle das crises e manutenção. 

resskin_melasma.jpeg

MELASMA

É uma alteração da coloração da pele, caracterizada por manchas acastanhadas, que afetam áreas expostas ao sol. É uma doença crônica e recidivante. Sua causa ainda não está bem esclarecida. A exposição solar é fator importante, mas também tem sido descrita a relação com fatores hormonais, vasculares, predisposição genética. Seu tratamento é difícil e busca o controle e melhora das lesões. Geralmente consiste em tratamentos domiciliares e procedimentos em consultório.  O uso de protetor solar é indispensável para o controle.

resskin_psoriase.jpeg

PSORÍASE

Doença crônica e inflamatória, caracterizada por placas vermelhas  com descamação branca e espessa. Além da pele, pode acometer também couro cabeludo, unhas e articulações. O tratamento varia de acordo com o grau de  acometimento da doença.

resskin_cancerpele2.jpeg

CANCÊR DE PELE

É o Câncer mais comum no mundo. Ocorre devido o crescimento anormal das células, geralmente ocasionado pela exposição solar excessiva ao decorrer da vida. O mais comum é o carcinoma basocelular, seguido do carcinoma espinocelular e melanoma. Se diagnosticados precocemente possuem um  bom prognostico. Por este motivo, devemos sempre nos atentarmos a lesões que não cicatrizam, que crescem ou possuam assimetria, bordas irregulares, cores diferentes, diâmetro maior que 6mm e modifiquem com o passar do tempo.

resskin_doencadasunhas.jpeg

DOENÇA DAS UNHAS

As unhas podem ser acometidas por doenças inflamatórias, infecciosas e neoplasias. Podem ser decorrentes de ação local ou sistêmica. A síndrome de unhas frágeis caracterizada por unhas quebradiças e fracas, é uma queixa muito comum, geralmente são decorrentes de desidratação e cuidados inadequados com as unhas. Devemos também estar atentos às manchas escuras nas unhas chamadas de melanoníquia, que devem ser examinadas e acompanhadas.

resskin_micose.jpeg

MICOSES

Doenças causadas por fungos que podem acometer pele, unhas e  pelo. Quando acometem a pele geralmente apresentam- se como placas com vermelhidão e descamação que coçam, nas unhas podem apresentar alterações de cores, espessamento e de forma. Pode ser diagnosticada através do mitológico direto. O controle da umidade e cuidados de higiene podem auxiliar na prevenção. Possuem tratamento eficaz que pode ser tópico e oral.

resskin_rosacea.jpeg

ROSÁCEA

Inflamação crônica que acomete a pele do rosto e também os olhos. Caracterizada por episódios de calor e vermelhidão na face que podem ser tornar persistentes  e acompanhados de lesões semelhantes a espinhas. Podem ser desencadeados por comidas apimentadas, bebidas alcoólicas e colar. A pele se torna sensível e intolerante e produtos tópicos. Apesar de crônica, possui tratamento para controle com medicações tópica, oral e  até luz pulsada para melhora da vermelhidão.

resskin_dermatitedecontato.jpeg

DERMATITE DE CONTATO

Alergia que se caracteriza por lesões descamativas e pruriginosas na pele,  podem ocorrer em qualquer parte do corpo, são decorrentes geralmente do contato com algumas substancias, como perfumes, esmaltes, produtos de limpeza, plantas, metais, tintas, cimento. O afastamento do agente causador é fundamental para o controle da dermatite. 

resskin_hiperidrose.jpg

HIPERIDROSE

Hiperidrose é o excesso de suor que pode ocorrer nas mãos, pés, axilas, cabeça, face, virilha entre outros locais. Suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e serve para controlar a temperatura do corpo. Pode ocasionar incômodo dependendo do seu grau. de acometimento. O tratamento pode ser feito com medicações tópicas, sistêmicas e até aplicação de toxina botulínica para controle.

resskin_nevos.jpeg

NEVOS

Conhecidos popularmente como "pintas", são adquiridos no decorrer da vida, podem ocorrer em qualquer parte do corpo e são agravados pela exposição solar. A maioria é benigno, porém devem sempre ser avaliados se apresentarem assimetrias, bordas irregulares, cores diferentes, tamanhos maiores que 6 mm e mudanças ao longo do tempo, pois estas alterações podem sugerir câncer de pele.

resskin_vitiligo.jpeg

VITILIGO

Doença da pele caracterizada pela destruição  dos melanócitos, provocando a despigmentação da pele. Caracteriza-se por manchas brancas que surgem em diversos locais do corpo, podendo ficar restritas a determinadas áreas ou disseminar pelo corpo. Especula-se que seja uma doença auto imune com forte componente psicológico. Existem opções de tratamento, de acordo com a extensão e gravidade da doença.

bottom of page